domingo, 26 de abril de 2009

LUSOGALAICO 09

Partida ás 7.30 horas, chegada a Esposende às 8.30, tempo de preparação logística e psicológica para o inicio da contenda. Oito(?) bravos e corajosos guerreiros, preparam-se para enfrentar as tropas já em movimentações constantes nas suas montadas.
Além dos preguissas, conseguimos um reforço importante das terras do Rei Afonso Henriques, de nome D. José Carlos, um nobre abastado que se juntou às lides.


Feito o reconhecimento do local, e estudado os adversários, delineamos as tácticas de combate com o objectivo de inflingir o maior número de baixas ao inimigo, depois de feito o check-in, posícionámo-nos para a partida que ainda demorou alguns minutos, tempo de ansiedade e reforço alimentar preliminar, com ingestão de eripoitrinas, tangerinas e apreciar as garinas.


Para efeitos estatísticos entraram neste acontecimento cerca de 1800 cavaleiros com os seus fatos de licra coloridos.




Partida dada por volta das 9.45, e início de uma cavalgada desenfreada em direção aos montes locais, para a conquista do maior nº de kms no menor tempo possível, largas avenidas antes de conquistar a primeira e única dificuldade do dia com uma subida em alcatrão com grande inclinação, que não tive tempo de medir, 20% ?

Depois de vencida a dificuldade, entramos nos terrenos de terra, e a dificuldade maior era não atropelar ninguém e fazer kms a uma velocidade razoável, os trilhos escolhidos não tinham grandes dificuldades, tirando algumas descidas técnicas em que era dificil ultrapassar os mais lentos.

As subidas foram poucas, alguns single-tracks e estradões largos, assim como trilhos à beira-rio, para desfrutar das paisagens. Com o acumular dos kms e das horas em cima do selim, o esforço tornava-se maior na parte final, o vento dificultava o andamento, mas todos chegaram a bom porto.
Andamos cerca de 48 kms em 3horas, mais dez menos dez, as classificações consultam-se depois, mas ficamos muito próximos do pódio... todos.
Como de costume a organização foi boa, mas já vi mais atenção aos pequenos pormenores, em edições anteriores, o reforço alimentar p.ex. deveria têr sido por volta dos 20 kms e não dos 35kms como estava, também já vi maior variedade, mas deve ser sinal da crise, de resto as marcações estavam boas, a segurança nos cruzamentos também. Enfim um evento a repetir.

9 comentários:

  1. Excelente descrição da prova Kim Diesel.

    Maratona muito bem organizada. Pena é aqueles que na largada encontram-se cheios de força e logo na primeira subida o gás acaba e ficam a estorvar quem quer subir normalmente.

    Gostei de tudo...tempo excelente, embora no final o vento se fizesse sentir e se na maioria das vezes estivesse a favor, quando batia de lado era preciso agarrar bem a giga.

    Para o ano é para repetir, os mesmos...ou de preferência com mais Preguissas.

    ResponderEliminar
  2. Foi a minha primeira prova e fiquei viciado... Quando é a próxima??? :)
    O percurso era fácil e tinha mesmo poucas subidas o que por sua vez significa que descidas com muita adrenalina também não podem haver. Mesmo assim em algumas zonas era divertido descer. Gostei dos singletracks especialmente um junto ao rio (neiva?) por ser técnico e pela beleza do local.
    A parte final não me agrada... muito rolante e sem qualquer atractivo a não ser... chegar à meta.
    Vou voltar a fazer o percurso sem ser em prova para apreciar melhor os trilhos e a beleza de alguns locais. Em prova é preciso estar com um olho no burro (caminho) e outro no cigano (outros concorrentes.
    A companhia foi tão 5* que houve quem não chegasse a tempo ao WC e fizesse ali mesmo no meio do café... :)

    ResponderEliminar
  3. Bom, parece que efectivamente entreguei bem o meu
    dorsal.

    Ás 13h06m12s, recebi a seguinte mensagem da organização:

    "Luso-Galaico: Olá Fernando Rocha,
    Frontal 1034; 40km em: 02:35:01h, lugar
    provisório: 258.
    Obrigado."

    Sr.José Carlos, Lamento que seja o meu nome a constar na classificação, mas se depender de mim pode estar certo que tudo farei para dizer o contrário.

    Fico contente que tenha disfrutado e espero vir
    a conhece-lo em breve.

    Aos preguissas que participaram, aquele abraço
    e até breve.

    ResponderEliminar
  4. Faltou obviamente agradecer a possibilidade que o Fernando me proporcionou de participar no Luso Galaico. Obrigado.
    Quanto ao lugar era o menos importante à partida mas como sou competitivo por formação deu-me gozo fazer uma recuperação até ao melhor lugar possível (pelos vistos 258) quando ao fim de 2 kms penso que eu o Miguel e o Vasco deveriamos já ter à nossa frente uns 1500 participantes porque estavamos quase no final do pelotão.

    ResponderEliminar
  5. Afinal o Guaximin, com as suas tácticas e em pézinhos de lã, vai conseguir aparecer na classificação da maratona na melhor posição dos Preguissas, isto pela módica quantia de 15.00 €, e ainda fica com o jersey para passear aos domingos... rsrsrsrsrs

    O homem tem futuro... Como é habitual o mundo é de quem usa a cabeça, não de quem trabalha..!!

    ResponderEliminar
  6. Os preguiças que foram á maratona da Trofa não dizem nada? Já passaram dois dias...custa muito teclar e contar o que se passou?...

    ResponderEliminar
  7. Boas pessoal
    Em relação á prova em si, como de costume muito boa, espírito desportivo, competitivo e de muita camaradagem, no global muito bom.
    O tempo era das poucas coisas que mostrava adversidades mas no final esteve muito bom.

    O nosso fotografo esmerou-se como já estamos habituados e tirou algumas fotos interessantes, pena é não ter tirado a alguns queijos interessantes que lá andavam.

    Os preguissas e o D. Zé carlos que participaram estão de parabéns principalmente e vasco Quelhas porque a sua preparação não era das melhores mas portou-se á altura

    Venha a próxima meus senhores, quiça uma maratona nas terras de trás-os-montes que são as melhores....

    ResponderEliminar
  8. Kim não consigo fazer nenhum comentario no blog... não tenho a senha.

    Em relação a maratona da trofa foi muito porreira, e muito dura havia muito pessoal para fazer a de 80km e acbou por fazer só 40km.

    O pessoal estava pasmado com a dureza dos nossos trilhos, tinha muitas subidas e duras, fizemos trilhos que nós nunca andamos.

    Fica aqui uma sugestão como os trilhos ainda estão marcados podiamos fazer o percurso.

    ResponderEliminar
  9. Ao pessoal que foi ao Luso Galaico, só para informar que as classificações e tempos já estão disponiveis online.

    Bem me parecia que o tempo que me deram no Domingo estava inflamado...afinal ainda conseguyi terminar 10 minutos mais cedo.

    2 horas 51 min 51 seg --> lugar 560º.

    Eram cerca de 900 atletas nos 40 km.

    ResponderEliminar