segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma volta suave...

Foi o solicitado para a primeira incursão dos Ucc's, com os Preguissas, em trilhos de monte...

Manhã com sol e calor, 14 Preguissas deram as boas vindas a 6 Ucc's, para partilharem os trilhos e experiências de pedalar no monte, ( habitat natural dos Preguissas ). A maior parte dos estradistas montava Btt's com equipamento da primeira geração, e o que faltava em tecnologia sobrava em vontade, boa disposição e força nas pernas.

Saímos então para uma volta "suave" e como aperitivo, umas ligeiras rampas em Covelas, nada de complicado, tendo em vista a recompensa, que era fazer uma descida já conhecida e reconhecida por todos como espectacular, com dose de adrenalina qb. Feitas as recomendações aos iniciados, a descida fez-se sem quedas mas com alguns sustos, o piso molhado e escorregadío a isso obrigou, no final da mesma a travessia de um afluente do rio Ave.

Entretanto, um dos Preguissas da família de um Acácio, e com a mesma doença, lembrou-se de sugerir a passagem para os montes da Trofa, e lá se foi a suavidade, na primeira subida os parafusos de algumas bikes começaram a ranger, e os primeiros rsrsrsrsrss... faziam-se ouvir. Com a determinação necessária e mais um ranger, agora de dentes, a coisa fez-se e no final mais uma assembleia para chamar nomes ao(s) culpado(s), isto não se faz a quem vem pela primeira vez.


Mas como do outro lado da subida há quase sempre uma descida, depressa o sacrifício foi esquecido, esta ainda mais espectacular que a anterior, foi feita por quem pôde a velocidades estonteantes. Alguns correram riscos desnecessários, tal a velocidade, uma queda nestas circunstâncias e a visita ao hospital era garantida, ( isto é para o King e para o Mecaniku ) assim se pode estragar uma manhã de convívio, vi-os passar e só não caíram por sorte e alguma habilidade, há que ponderar os riscos, meninos...


No final, uma pausa para o lanche e para trocar impressões sobre a descida, também sobre a continuidade do passeio: Subimos muito ou pouco, eram as opções; optou-se por uma subida fod... alguém se queria "vingar" do domingo anterior, esta subida com 2.5kms, tem algumas rampas de cair para trás e deixou marcas nalguns. Do outro lado mais uma descida para compensar, entrámos então em caminhos planos junto aos campos de milho e com destino traçado - Tasco em Lantemil. Antes e para acentuar o sacrifício, um caminho cheio de bosta, (merd...) que se colou às bikes e aos sapatos, Como volta de boas-vindas, não poderia ser melhor...

Umas minis, umas receitas e umas fêveras, foi o retemperar das forças, depois do violento esforço, alguns por causa do cheiro a bosta, não entraram...

Para finalizar, o regresso ao Seixinho com mais uma subida longa, a fazer desmembrar o pelotão, e duas correntes partidas, de vez em quando convém olear as correntes...

Como passeio de iniciação, foi um bocado puxado, tendo em conta as montadas de alguns e a inexperiência, por outro lado transmitiu a verdadeira essência do Btt, nas suas várias vertentes, tendo como ponto alto o banho de bosta... Sejam bem-vindos ao nosso mundo.


4 comentários:

  1. Foi um passeio muito porreiro e puxado mas é assim que tem de ser, para ficarmos cada vez mais fortes ou não é esse um dos objectivos....??
    Acho quer os UCC`s ficaram clientes deste tipo de ciclismo pois é mais divertido e com bastante mais adrenalina do que o de estrada, e uma coisa é certa andar pelo monte tem a vantagem de não apanhar muitos tascos....

    Os nossos preguissas mostraram-se á altura do desafio e receberam os nosso estimados convidados com "pompa e circunstância" estamos de parabéns.

    Agora vamos ver como vai ser no próximo domingo.....

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá meus amigos demos um passeio muinto bom mostramos a malta da U.C.C um bocadinho do que fazemos para eles ficarem a gostar, mas ainda falta muintos trilhos para eles ficarem viciados.

    Amigo Kim eu sei que qundo se chega a uma certa idade vai-se sempre com o dedinho no travaõ,
    se eu agora nao ponho o dedo no travaõ é graças a ti,pois qundo era iniciado tinha que tirar o dedinho para tentar ir atrás de ti .

    Vamos ver como vai ser para domingo,assim toda malta esta preparada .

    ResponderEliminar
  3. Hey Kim...grande descrição da volta. Muito bem, foi descrito passo por passo...foi por termos visitas?? Lol!

    Bem, o passeio foi de facto espectacular, muitos Preguissas presentes mais a malta da UCC, é sempre bonito ver aquele coiboiinho pela trilheirada fora!

    Mas foi muito bom...grande esprírito combativo do pessoal que ia pela 1ª vez...portaram-se à altura.

    Como toda a gente sabe eu sou fã é disto...terra e monte...subidas e descidas...Lol!

    Por mim é sempre para repetir...a malta da UCC agora no Inverno que encoste as espadas e toca a desbravar montes...Lol!

    Para Domingo lá estou...!

    ResponderEliminar