quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mil e um charcos e 20 metros sentado no guiador. Ai que já vou….

Domingo, 25 de Outubro:

(8:13 am) Mad Max – “É para ir?”

(8:16 am) Mike – “Sei lá meu, que dizes?”

(8:17 am) Mad Max – “Eu ando aflito com a roupa. Não tenho casaco.”

(8.18 am) Mad Max – “Mas posso vestir o de ontem…”

(8:20 am) Mike – “Vamos lá então”

(8:21 am) Mad Max – “Ok”

E assim foi, dez minutos volvidos e já dizíamos “bom dia” aos preguissas Kim Diesel, Posta, Vasco The King, Mekaniku, Abílio e Gil (as minhas desculpas se me esqueci de algum….) que, ao que parece, já estavam ansiosos por pedalar montanha acima.

Seguimos o líder improvisado “Gil” durante cerca de 5 km que aproveitou logo para fazer aquecer os músculos e a alma do pessoal. Diziam alguns bem lá no fundo do pelotão que ele sabia bem o caminho pois, foi avistado por aquelas bandas durante a semana e, ao que parece, andava a treinar para por os mais “preguissas” a comer-lhe o pó.

Depois de tamanha balbúrdia no peito veio a bonança. Uma descida já nossa conhecida que é feita sempre a fundo e que no final é do tipo “martelada sem sossego”, capaz de deixar o material um pouco torcido e os braços dos “rider’s” bem musculados. O terreno pedregoso e escorregadio, com algumas ratoeiras pelo caminho, dificultava a manutenção do equilíbrio Aqui, a técnica sobrepõe-se à vontade e a máxima atenção é fundamental, não vá o Diabo tecê-las……

Mais umas subidas para alegrar a malta “não sei porquê, mas andamos sempre de costas voltadas para as decidas….” e eis que o insólito acontece quando o “King”, teimoso como uma mula, resolveu brindar o pessoal com um banho de lama que, ao que parece, é altamente recomendado nos tratamentos auxiliares de artrite, artrose, reumatismo e dores musculares, tem um efeito relaxante e não é recomendado para pessoas com pressão arterial baixa.

Para alguns, vinha mesmo a calhar mas, para outros, tamanha ousadia não iria ficar sem resposta.

- Pois não é que o “desgraçado” atravessou um charco que outros nem ousaram molhar as meias branquinhas!!

Ouvia-se em bom tom: -“devia ter para aí meio metro de profundidade”; - “viste à altura que a água levantou?”; -“só podias ser tu ó King.”

Uns metros mais adiante e nova serie sucessiva de charcos. “Vai ser agora” – pensou o “Gil”, e num acto de bravura intempestiva e alguma malvadez, atirou-se à “ceguinho seja eu” para dentro do charco mais próximo do “King “ com o objectivo lhe retribuir, com juros, o banho anterior.

Tal intenção logrou-se um fracasso completo e não podia ter tido um desfecho mais cómico pois, em vez de ficar o “King” molhado, ficou o “Gil” a esbracejar que nem uma Rã em época de acasalamento, dentro do charco e com a”bike” em cima das costas.

Será errado dizer-se que não lhe valeu de nada, ficou com algumas medalhas e com a certeza de que acertou no impermeável.

Chegou a hora do descanso e de restabelecer as imergias. A banana mostra-se cada vez mais o fruto preferido dos” preguissas” pois, para além de ter um alto teor de hidratos de carbono, aproximadamente 20g de açúcar, tem ainda uma excelente casca para por em prática a segunda modalidade preferida dos “perguissas”, o arremesso da casca à árvore. Nesta modalidade que ainda não é olímpica, ganha quem conseguir fixar a casca da banana no ponto mais elevado da árvore. Infelizmente não houveram vencedores nem vencidos, ficando os prémios, gentilmente cedidos pelos nosso patrocinadores ( uma placa de fibrocimento para o 1º classificado; 5 Kg de carne do lombo para 2º e para o 3º o preenchimento, gratuito, da declaração de IRS) para distribuição na próxima semana.

Novamente em cima das “bikes” para mais 15 km, de puro prazer, em terrenos planos bastante acidentados, subidas de cair de costas e descidas de cortar a respiração. E foi numa dessas descidas, por sinal a última que coisas estranhas começaram a acontecer. Em primeiro lugar, paramos no cimo da descida para delinear a táctica. Seria um 4-3-3 ou o clássico 4-4-2 ?

Ficou decidido uma formação em fila indiana para injectar o máximo de adrenalina possível nas veias.

Fui o ultimo a arrancar e logo de seguida obrigado a parar para apertar, passe o pleonasmo, o aperto rápido da roda dianteira. A camaradagem do “preguissa” “Abílio” fez-se logo notar pois ao aperceber-se daquele pequeno percalço, resolveu certificar-se de que tudo estava operacional, aguardando até que eu chegasse à sua beira.

Arrancamos mais decididos porque a distância para os primeiros já era considerável.

A descida era bastante acentuada proporcionando velocidades elevadas de forma quase momentânea. Tinha muita pedra solta, godos e pequenos regos que nos obrigava a escolher bem a trajectória e a segurar firme no guiador.

Foi precisamente isso que o “preguissa” “Abílio” não fez, e viu-se bem atrapalhado quando se sentou no guiador e ali permaneceu, com a roda traseira colada à cabeça, por mais de 4 segundos, tempo suficiente para percorrer uns 20 metros e “chorar” alguns gritos de guerra intermediados por alguns palavrões. “Ai que já vou….”

Não deu para cair mas a tez era pálida e os olhos estavam arregalados. “Safei-me de boa, para a próxima desmonto!”

Dali até casa foram cerca de 5 km a esticar no alcatrão. Não é o que mais gosto de fazer por isso, cheguei em último juntamente com o “preguissa” “Mike”, tal e qual o início da manhã.

Para a semana há mais…..

3 comentários:

  1. Afinal há por aí talentos escondidos, até que enfim alguém se dignou escrever a crónica de um passeio, é digno de uma menção honrosa, só faltou a fotografia do Gil na piscina...

    ResponderEliminar
  2. Amigos, tenho um convite para ir até terras de Guimarães pedalar com um grupo de pessoal praticante de BTT, alguém alinha? podemos juntarmos também com o grupo do Zé Carlos.
    Blog do grupo: http://sempreapedalar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Grande crónica do passeio de Domingo! Como disse bem o Kim, há por aí talentos escondidos.

    Bem esgalhada a troca de sms..ehehe! De salientar que a sms que dá o mote é minha: "Vamos lá então"...Lol!

    Quanto a Guimarães é preciso combinar, os comboios pelo que sei têm andado vazios...eheh!

    ResponderEliminar