quarta-feira, 31 de março de 2010

Primavera de aguaceiros

A volta desta semana resume-se a isto....

1. Malho fenomenal do preguissa Vasco kelhas ( confiança a mais ) , serve para endurecer os ossos das articulações....

2. A bike nova do Maike

3. Numero consideravél de participantes

4. Mergulho do preguissa " Xico receitas "


Para a semana temos a Páscoa e temos de nos portar bem...ok ?

Ricos meninos

Inté e um abraço

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Maldição do falecido...

Consta que em tempos mais remotos, um habitante do Coronado, fazia de bicicleta um caminho para a vila da Trofa, nesse tempo um dos acessos principais, actualmente fazemo-lo de bike para nosso lazer.
Num determinado dia de Inverno esse ciclista furou e teve de fazer o percurso a pé e à chuva até
casa, chateado o homem rogou pragas e amaldiçou todos os que passassem de bicicleta por aqueles caminhos.
Mais uma vez a maldição caiu sobre os que trilham aqueles caminhos, desta vez foram só trés furos de uma só vez, mais um a seguir para finalizar.
Fora estas maldições a volta correu normalmente, fizeram-se uns trilhos novos no nosso quintal, sim ainda há trilhos desconhecidos e no fim umas minis e presunto para compor.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Maratona Ponte Lima


Mais uma maratona para os preguissas participar.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Lista para Santiago de Compostela

Meus senhores Preguissas:

Este espaço aqui destina-se somente para saber quem vai a Santiago de Compostela
para se identificar os bravos e para pedir as credenciais.

A credencial destina-se exclusivamente aos peregrinos que se dirijam a pé, bicicleta ou a cavalo a Santiago de Compostela e que desejam fazer a peregrinação com sentido cristão, . A credencial tem como objectivo identificar o peregrino; por isso a entidade que a emite deve ser uma Paróquia, Confraria, Associação de Amigos do Caminho de Santiago, etc. A credencial não cria direitos ao peregrino. Tem duas finalidades práticas:

O acesso aos albergues que oferece a hospitalidade cristã do Caminho, e

Para solicitar a "Compostela" na Catedral de Santiago, que certifica o cumprimento das peregrinação.

A "Compostela" é concedida somente a quem faz a peregrinação com sentido cristão: devotionis affectu, voti vel pietatis causa, e só aos que chegam ao túmulo do Apóstolo, tendo percorrido pelo menos os últimos 100 km a pé ou a cavalo, ou 200 km de bicicleta.

Já falta pouco tempo, temos de nos preparar fisicamente e começar a tratar da logística e de tudo que esta acção envolve.
Peço desde já a colaboração activa de todos e que todos mostrem a determinação a que estamos habituados, pelo menos alguns.....

Acho que vai ser um convívio bastante interessante para fortalecer as amizades´que já perduram no grupo e para nos divertir.

Inté a todos e façam o favor de dizer quem vai.

Abraço

quinta-feira, 18 de março de 2010

Preparação para Santiago

Após tomar a decisão de fazer o Caminho, o mais adequado é iniciar o quanto antes o treinamento. Realizando uma preparação bem feita, você poderá desfrutar melhor do muito que a peregrinação tem a lhe oferecer. A filosofia do Caminho, seus aspectos espirituais, culturais e belezas naturais não devem deixar de ser aproveitados por motivos de cansaço, falta de informação ou problemas físicos decorrentes de uma má preparação. Fazer o Caminho de Santiago não é fazer montanhismo. Ter experiência em montanhismo ajuda, porém não é necessário tê-la para fazer o Caminho. Procure aprender alguma coisa sobre caminhadas, antes de comprar o equipamento e de começar a andar.

Comece o treinamento realizando caminhadas de curta distância. Não adianta exagerar e percorrer dezenas de quilômetros em um dia e passar vários outros em estado de recuperação. Esta não será sua realidade no Caminho. Aumente progressivamente a distância percorrida e se possível a constância do treinamento. Com o tempo, o ideal seria percorrer a quilometragem média das etapas do Caminho (20 a 30 km), durante dias seguidos, até a data do embarque para a Espanha.

A melhor maneira de preparar-se, é fazer caminhadas com mochilas relativamente leves, por percursos mais curtos e progressivamente ir aumentando o peso e a distância.

Treine utilizando diferentes tipos de pisos, pois no Caminho você caminhará por todo tipo de piso. O asfalto e o cascalho (pedras britadas) são os piores tipos de terreno para um caminhante.

Quando estiver próximo ao dia da partida e já houver adquirido todo o seu equipamento, realize caminhada com a mochila carregada com aquilo que você considera imprescindível levar. Talvez o imprescindível não seja mais tão imprescindível quando você tiver a dura noção do peso.

A bota ou o tênis também devem ser amaciados. Como já comentamos, sapatos novos não combinam com caminhadas de longa distância. Aproveite para usar suas roupas de caminhada, afim de evitar surpresas desagradáveis por inadequação de equipamento.

Uma forma eficiente de treinamento é realizar viagens por trilhas montanhosas, carregando todo o seu equipamento, para que o corpo se acostume também com as subidas e descidas. Aproveite seu tempo nos feriados prolongados para caminhar por dias seguidos.

Caso você não tenha a oportunidade de se preparar fisicamente para percorrer o Caminho, será o próprio Caminho o seu campo de treinamento. Não adianta se lamentar. O melhor a fazer é preparar a mente, fator não menos essencial que o preparo físico. Para tanto, aprenda a ouvir seu corpo, aprenda a sentir quais seus limites e comece devagar.

Recomenda-se, também, praticar alguns exercícios de alongamento antes e depois de caminhar. Vejamos o que nos informa a professora de educação física Ana Paula Peron:

"Para se conseguir um bom resultado com a preparação física, não podemos esquecer o trabalho de alongamento. Abaixo relacionamos alguns benefícios atingidos com esta prática:

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DOS ALONGAMENTOS:

· REDUZ A TENSÃO MUSCULAR - PROMOVENDO O RELAXAMENTO DO CORPO;
· EVITA LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES;
· PROMOVE MOVIMENTOS AMPLOS E SOLTOS;
· MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE;
· AUMENTA A FLEXIBILIDADE;
· AMPLIA A MOBILIDADE ARTICULAR;
· FORTALECE LIGAMENTOS E TENDÕES.

"Para o peregrino, esta prática pode e deve ser realizada diariamente, antes, durante e depois da caminhada. Na preparação e principalmente no Caminho".

Você pode escolher alguns movimentos, mais específicos, que alonguem, principalmente a musculatura anterior e posterior das pernas, pois é nesta região que o peregrino sofre uma sobrecarga de trabalho, portanto dê especial atenção às suas pernas.

"Nas figuras em anexo, às de no. 1 ao 8, são exercícios para alongar a parte superior do tronco e braços. Estes exercícios são importantes para o peregrino que carrega sua mochila por todo o dia.

"No exercício 9 ao 23 são exercícios para alongar a musculatura lombar, posterior e anterior das pernas e são extremamente importantes para relaxar e melhorar a mobilidade para as longas caminhadas.


Algumas dicas importantes

· Faça os alongamentos dentro do seu limite e sem sentir dor;
· Procure relaxar, enquanto faz os alongamentos com suavidade;
· Mantenha sua posição de alongamento por, pelo menos, 20 segundos e sem fazer balanceios;
· Vá avançando lentamente sem se comparar com outras pessoas, procure atingir seus objetivos devagar;
· Respire naturalmente. A respiração é uma grande aliada do trabalho de alongamento e ela deve ser o mais natural possível;
· Não se esqueça de alongar os diferentes grupos musculares.

Recomendações especiais

O nosso corpo sente muito quando caminhamos com as mochilas, por isso recomendamos que as mesmas não devam exceder de 8 a 10 quilos, alguns informam não exceder de 10% do nosso peso. É necessário, não somente distribuir o peso dentro da mochila, como também treinar e preparar a musculatura lombar e a da chamada cintura escapular, especialmente devido ao nosso caminho que envolve subidas e descidas.

O peregrino deve ter fidelidade a seu sonho. Perceber que sua força de vontade já começa a ser exercitada antes mesmo dele colocar os pés no Caminho de Santiago. Conseguir o dinheiro e o tempo necessário para ausentar-se de seu país, deixar a família e os afazeres cotidianos, já fazem parte do Caminho que, afinal, tem inicio a partir da decisão de realizá-lo.

Normalmente, a média de tempo que um peregrino leva para caminhar desde a fronteira coma França até Santiago é de 28 a 35 dias. Normalmente, também, o período de férias é de 30 dias. Não adianta querer ignorar seu tempo disponível e tornar sua peregrinação uma operação aritmética onde o resultado é qualquer número absurdo de quilômetros por dia. A coisa realmente não funciona desta forma.

Ser capaz de caminhar uma determinada distância em apenas um dia ou dois na sua cidade é muito diferente de percorrer esta mesma distância seguidamente durante todos os dias, carregando uma mochila nas costas, até completar cerca de 800 km.

Além disso, é importante levar em consideração o tempo de viagem até o inicio do Caminho e o tempo de volta, sem esquecer que você não conseguirá chegar em Compostela e ir embora tranqüilamente no mesmo dia.

Reserve um tempo também para desfrutar de sua realização e de uma das cidades mais fantástica de todo o mundo. O melhor para quem não dispõe de tempo necessário para o percurso desde a fronteira é começar a caminhar de um ponto mais próximo a Santiago.

As lições do Caminho de Santiago estão geralmente nas pequenas coisas. Surgem como a luz que anuncia a chegada de mais um dia, ensinam velhos segredos a quem observa o vôo dos pássaros ou despertam a consciência daqueles que contempla o trabalho dos pastores.

O poder do peregrino não está no domínio da distância, mas na comunhão com tudo aquilo que o cerca. Aproveite ao máximo seu Caminho que será construído a cada momento, sem pressa, pois o que torna alguém um peregrino não é o simples deslocamento geográfico até uma Catedral, mas o aprendizado com as pequenas coisas que completam o seu dia a dia até chegar lá.

Uma pergunta que sempre surge é: "quantas horas de caminhada deveremos fazer diariamente?": Temos duas regras básicas a considerar:

1 - Não andar rápido demais: para podermos efetuar o caminho percebendo o que acontece ao seu redor tão diferente do dia a dia nas cidades, em que mal temos tempo para pensar em nós mesmos, o caminho é lindo e merece ser apreciado;

2 - Nem lento demais: lembre-se que você tem um objetivo pela frente. Devagar em demasia pode desgastar o seu entusiasmo e pode quebrar o seu ritmo de andar. Entretanto a escolha é sua.

A média da grande maioria dos peregrinos contatados, vária de 5 a 9 horas de caminhada diariamente, com várias paradas para descansar e contemplar a natureza e seus monumentos históricos.

O caminho lhe dá a oportunidade de sentir verdadeiramente a natureza, você é acordado pelo sol e não pelo relógio. Come quando sente fome, e não em horários pré-determinados. Caminha o tanto que o corpo deixa e dorme quando e onde se pode.

Nos dias de muito calor, é recomendado que você inicie a jornada o mais cedo possível (5 ou 6 horas da manhã) a fim de evitar as horas mais tórridas, além de dar oportunidade de você chegar mais cedo ao albergue e ver dobrada as chances de conseguir uma cama vazia, bem localizada e um banheiro ainda limpo. Outrossim, irá permitir que você tenha tempo de lavar a sua roupa tranqüilamente.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Volta Azarada....

Boas

Como está a chegar a nossa aventura pelas terras Espanholas, a chegar para alguns é claro, decidimos fazer umas voltas no nosso "Quintal" mais puxaditas para ganhar algum endurance para estarmos á altura do desafio.

Mas só ficamos pela intenção ......pelo menos pela metade da volta proposta.....

Dia excelente para este passeio , um grupo já consideravél ,comparadando com a maior parte dos

dias transactos.Posta, Gil, Vasco kelhas, Marco "bisgas", Marco kelhas, Maike kelhas , Manel vilas boas, Xico, V2,Vasco "asfalto", Renato e Rui "trankilo", acho que não me esqueci de nínguem.....

Em relação á volta feita só a dizer que alguns elementos estão a ficar em forma, outros nem tanto e outros santa Maria....de resto passamos a manha a remendar furos e trocar câmaras de ar, ainda assim deu para levar um bom empeno e sujar a bike.

Aqui estão uns vídeos para demonstrar o que se passou....

De salientar mais umas coisas interessantes:

1. Os furos foram na maioria das vezes nas "Konas" ( bicicletas é claro) do grupo , bicicletas que só saiem duas ou tres vezes em meio ano e que têm as camaras ressequidas .

2. Na totalidade dos furos as bikes não têm suspensão traseira.

3. Vasco "asfalto" encontra-se um pouco em baixo, não em altura.....

4. Já se resmunga menos.... bom sinal

5. Por fim já temos as costas protegidas porque temos um elemento novo no grupo : SUPER HOMEM........

Boas pedaladas

inté

segunda-feira, 8 de março de 2010

Aparições de alguns elementos....

Domingo, 07-03-2010

Cerca das 8:30 no ponto de partida lá se encontraram os resistentes para uma longa escalada de bike.
Posta , Marco " bisgas", Renato , Rui "trankilo" , V2 , Xico , Miguel , Vasco e Marco ( Kelhas respectivamente ).
Ausência dos habituais Vasco King , Kim diesel e Manuel Vilas boas por motivos pessoais.

Saída previamente combinada para os montes de Valongo que são bastantes bravos para por a malta em condições fisícas para o que nos espera, pelo menos para alguns, outros levam por tabela.....é a vida.

Primeira paragem manutenção da bike do V2 que ficou um brinco, depois lá seguimos em direcção ao monte de S. Miguel-o-anjo ( pequeno aquecimento) bem que era preciso pois o frio era bastante e a chuva também.
Já no topo esquerda em direcção á rotunda de alfena, sempre a rasgar folheta até lá abaixo para recuperar forças.
Chegados lá abaixo decidimos alterar o trajecto para explorar novos trilhos mas não foi uma decisão acertada pois as intempéries que se têm sentido obstruíram bastantes trilhos mas paciência ......rodas no asfalto até á rotunda do Alto de Valongo sempre a subir até ao Sanatório mais conhecido por "santuário" pelo elemento "Bisgas".
Paragem na " Capela" para aconchegar o estômago e toca a subir mais uma vez ao topo...
Esqueci-me de mencionar os três ternos que o Xico deu devido aos pedais de encaixe que albergava, mas nada de especial , ainda bem....



No retorno decidimos vir pelo centro de Valongo, aí a chuva era parecida com facas....figura de estilo lógico.....

Já no centro de Alfena " Trankilo" ainda não satisfeito com a volta quis ir por mais umas subidas até ao famoso S. Miguel-o-anjo mas mesmo lá á Capela lá acima, rezou-se um Pai Nosso e rumo a casa em alto Gasómetro, por compromissos comerciais familiares .
Todos os elementos estiveram á altura da volta proposta, uns mais do que outros, mas é normal quando se passa muito tempo na cama começa-se a ficar com chagas......

Inté e abraço a todos

domingo, 7 de março de 2010

Chuva...chuva...chuva...

Conforme combinado, (comigo mesmo), eram 8.30h já tinha os ferros da espada entre as pernas a caminho da praia, foi uma daquelas voltas que foi feita debaixo de chuva durante todo o caminho, nem houve tempo nem vontade para parar, tal era a necessidade de andar para aquecer.
Descobri entretanto um veiculo ideal para fazer o caminho de Santiago, não precisamos de procurar albergues para dormir.