segunda-feira, 30 de março de 2009

A volta ventosa.....dassssee

Domingo 29 Março.....

Dia de mudança da hora,talvez será o motivo de se verificar a ausência de alguns preguissas habituais.


8:30 no ponto de encontro : Posta ( o guia da semana ), Jakim, Guaximin,Tavares, Mekanicu,Pedro kelhas , Vasco king e o nosso Sapidu.


Criou-se grande expectativa em torno do percurso que estava destinado pelo guia ....a ansiedade era de tal forma que o silêncio era insurcedor mas lá arrancamos em direcção ao casal.( não antes que o mekanicu fizesse a sua revisão á cabra como é habitual pena ser 1 a 2 minutos antes de arrancar-mos mas....













O grupo no decorrer do trilho mostrou pouca rotina no acompanhamento do mesmo pois não se se rolava em ritmo elevado e mesmo assim estava disperso coisa que para um grupo do nosso calibre não se justifica pois já são alguns anos nestas andanças, ponto esse a melhorar.....



Falando do trilho tive o cuidado de escolher caminhos novos ( monte)para a maioria, pensando bem até para mim também, zonas virgens na prática de btt ,poucas subidas e também um pouco de asfalto para desenvolver os músculos " adormecidos" em geral um percurso muito parecido como se faz em maratonas, não foi mau de todo a não ser uma falha gravíssima num certo local que me tinham dito que a porta estaria aberta e não havia problema nenhum mas isso foi só um pequeno obstacúlo transponível ....acabando a terra batida e já em águas-santas direcção Matosinhos para o lanche....

Esse lanche ia dar muito que falar pois onde fomos lanchar havia vários tipos de lanche um comestível para o estômago e outro comestível de outra forma em forma de "queijo"muito apreciado pelos preguissas em geral .

No regresso da volta para casa pela quantidade de km e pelo forte vento que se fez sentir toda a volta o cansaço tomou conta de todos como é normal, ponto esse que não podia deixar de falar.

Sendo " us preguissas" um grupo de bons amigos para além do gosto de andar de bike foi de mau tom o "abandono" total de uma preguissa por alguns elementos do grupo, espero uma mudança de atitude nas próximas voltas pois não acho correcto, se um amigo vai cansado e se for deixado para trás sozinho ainda pior fica ou acham que não....

Fora esse pequeno " incidente" penso que correu bem não houve quedas, o pessoal divertiu-se , matamos a "fominha" com os olhos e praticamos desporto que é um dos objectivos principais.
Abraço a todos

domingo, 29 de março de 2009

Domingo de manhã

Desta vez não houve cercas nem redes, mas sim PAREDES... com 2 metros de altura...
Bom passeio matinal.

sábado, 28 de março de 2009

SUGESTÕES PARA O DIA DE AMANHA....

Bom dia meus senhores este tópico serve para ver quais são as vossas sugestões para amanha....

Se não houver prosseguimos com a minha volta....

sexta-feira, 27 de março de 2009

Informação

Para os mais distraídos serve este tópico para avisar que na noite de Sábado para Domingo a hora altera, como habitualmente, para o horario de Verão.

Assim à 1 da manha deverão adiantar os relógios para as 2 da manhã.

Não esquecer...!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Aqui está ele....

Ora cá está o video do tombo!

Ninguém me tira da ideia que o nosso Mecaniku estava desiludido por ninguém lhe ter pedido para afinar a bike...por isso...toca a mandar alguns ao chão....Loool!

Aqui está o link para ver e comentar...!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Hi1I4kNWd8U

terça-feira, 24 de março de 2009

Antevisão para domingo.....


Meus senhores......preguissas

Domingo vai ser um dia inesquecível pelo menos da parte da manha, aconselho vivamente a quem não gostar de BTT fique em casa a dormir que é bem melhor do que aquilo que vamos passar juntos.


Vamos ter de tudo

desde....belos montes....














Algumas subidas.....

Descidas também.....

Vamos também ter de certeza.....

Não poderia faltar também ......

Já agora também podemos fazer alguns km em .....

E por fim se voçes se portarem bem talvez vos leve a ver os OVNIS

.........

............

.................

Material a levar:

1. bike 2.ciclista 3. fato impermeável 4. galochas 5.Bússola 6. mapa ou gps 7.reboque 8.telefone 9.almoço 10.dinheiro 11.saco cama 12.mulher ou namorada 13.agulhas e linhas 14. primeiros socorros e uma ou duas peças de fruta

Espero que quem aparecer desfrute do passeio e passe um bom bocado é para isso que nos juntamos sempre , ou não..??????

A todos os Betetistas em geral um grande abraço e bons passeios

segunda-feira, 23 de março de 2009

Diário da preguissada!

22-03-2009

Local de reunião - Seixinho

Hora – 8:30

Guia – Kelhas + Novo

Preguissas Presentes – Vasco “King of the Walks”, Paulo Fonseca, Rui, Renato o “Mekanicu”, Maike, Pedro Kelhas e Berto Kelhas

Destino : Monte de Nossa Senhora da Assunção.


Descrição da Volta


Partida dada pelas 8:45, depois de 15 minutos perdidos a falar sobre um jogo qualquer de futebol, que segundo os entendidos ainda vai ser derramado muito sangue!!

Passando a coisas sérias, lá foram os preguissas seguindo o guia que planeiou para os primeiros quilómetros fazer um pouco de monte até Vilar de Luz. Depois de concluído o trilho no Monte, seguimos a estrada nacional 105-2 até Santo Tirso! Como de costume passamos pelo Pavilhão Municipal de Desportos Santo Tirso e aí seguimos por um caminho alheio ao guia que levou nos de imediato para a famosa subida que todos esperavam!

Finalmente chegamos ao grande destino “O Santuário de Nossa Senhora da Assunção” mesmo na hora do famoso lanche




Agora um aparte:

"Concebida pelo arquitecto Korrodi sob a inspiração românica-gótica com alguns laivos de neo-romantismo. De planta em cruz grega e soberba construção, faz lembrar as monumentais basílicas orientais. Encontrando-se localizada em lugar de ampla visibilidade no Monte Assunção, tutela daí a cidade de Santo Tirso.
Foi construído em 1934, em granito, num estilo neo-românico. Todos os anos se realiza, junto do esplendoroso Santuário, uma romaria em honra da Santa, no dia 15 de Agosto."


Depois de repostas as energias, back to home! Decidiu se então, ao contrário do que o guia tinha delineado, descer pelo mesmo lado que se tinha subido e depois pedalar até Água Longa e finalmente casa.

Mal começamos a descer sucedeu se o pior momento da volta, logo na primeira curva o nosso mekanicu embateu no guiador do preguissa Maike e caíram os dois! Aparentemente parece não ter havido nada de grave, apenas algumas dores e algumas medalhas. As melhoras para ambos!!

No final, devido ao estado do preguissa Maike, que tinha algumas dores na mão, decidiu se tomar o caminho mais perto para casa ou seja subir se Santo Tirso até Covelas, passando pelo Aterro Sanitário e finalmente Vila do Coronado!!

Só me resta dizer que aguardamos com grande expectativa pelo trilho do próximo Domingo, cujo guia irá ser……………………………………………………… o Posta!!


Isto vai aquecer!!!!

domingo, 22 de março de 2009

Domingo com os Preguissinhas




Caros amigos, este fim de semana, estive de serviço com os meus filhos, a tentar incutir-lhes o gosto pelas bicicletas, assim fizemos um passeio misto de estrada e monte, para primeira saída percorremos 12km, para tirar conlusões: - eles gostam mais de estrada que monte, são meus filhos...



Em relação ao vosso, espero que tenha sido proveitoso e que o guia se tenha portado à altura da missão, assim como todos os seguidores.
Espero as notícias e peripécias do dia...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Santiago de Compostela

O colega Zé Carlos de Guimarães (já conhecido por alguns elementos dos Preguissas) desafia o nosso grupo para uma estirada até Santiago de Compostela.

A ideia inícial é fazer o percurso em 2 dias. Um, para ir até á fronteira e pernoitar num albergue (o ponto de partida seria a combinar). E o outro dia para ir até Santiago.

Também pode ser feito em 3 dias, mas nesse caso teriamos de aproveitar um feriado onde desse para fazer "ponte".

Não há nada combinado nem datas marcadas, é só mais uma ideia para a "internacionalização" d'Us Preguissas. Diz, quem já fez este passeio, que há zonas com trilhos espectaculares e "cenários" com vistas deslumbrantes.

Está aberto o tópico para discussão!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Novo Video 15-03-2009

Fica aqui mais um link para mais um dos videos de Domingo passado.



Neste aperecem já mais elementos, com especial incidência na família Fonseca. (Só para o Jakim não ficar chateado)



Link: http://www.youtube.com/watch?v=PDaebb5bG7w

Nota: Os video no youtube ou após upload no Blogue perdem bastante qualidade.
Vou fazendo umas filmagens de vez em quando e quando tiver material suficiente, faço um DVD (com imagens bem melhores) para oferecer aos Preguissas.

terça-feira, 17 de março de 2009

Bike Nova " Medida Certa"

Nos quadros de XC o ângulo de selim varia, em geral, entre 71 e 73º. O tamanho do quadro é também, por norma, definido pelo comprimento do tubo do selim, expresso em polegadas (inches). Todavia, como os fabricantes adoptam geometrias e sloppings (inclinação do tubo horizontal) variáveis, a sua medição torna-se difícil. Prevalece a recomendação de se consultarem as medidas e ângulos que devem estar explícitos no catálogo do modelo.O ângulo de direcção e a distância entre o centro do eixo pedaleiro e o chão são outros parâmetros importantes dos quadros de BTT.
Muitas geometrias de XC adoptam um ângulo de direcção próximo do ângulo de selim, o que torna a condução em traçados sinuosos rápida. Se o ângulo de direcção é “fechado” (mais de 71º), a bike apresenta uma condução mais nervosa e rápida, e simultaneamente mais exigente no que se refere à destreza do betetista.
A distância entre o centro do eixo pedaleiro e o chão (a) interfere na capacidade de superar alguns obstáculos e também no centro de gravidade do conjunto (bike + betetista). Com o centro de gravidade mais baixo a bicicleta é mais estável, tendo um desempenho superior a velocidades elevadas. Contudo, a tua bicicleta perderá alguma capacidade de superação de obstáculos.Em termos de tamanho do quadro indicado para ti, poder-te-ás guiar pela seguinte tabela:




Altura entre-pernas ...Quadro de BTT
.............72 cm.................. 14,5"
.............74 cm................. 15"
.............76 cm................. 15,5"
.............78 cm................. 16"
.............80 cm................. 16,5"
.............82 cm................. 17"
.............84 cm................. 17,5"
.............86 cm................. 18"
.............88 cm................. 18,5"
.............90 cm................. 19"
.............92 cm................. 20"

A medida mais importante do betetista é a altura de entre-pernas. Para a determinar, deves estar encostado a uma parede, com calções de lycra e sapatos de BTT, e os pés afastados 15 a 17,5 cm. Encosta um esquadro ou livro às virilhas de forma a que esse objecto fique em contacto com a parede. Sai da posição de medição, sem desencostar o objecto da parede. De seguida mede, na vertical, a distância (em centímetros) entre o topo do objecto e o chão.

Parceiros do mesmo fim....

Aqui está um sítio onde se pode aprender e divulgar algumas coisas interessantes....

http://www.cenasapedal.com/blog/

segunda-feira, 16 de março de 2009

Conselhos para o "Vasco"


O recuo do selim é um ajuste fundamental, tendo em vista a optimização da tua bike para uma eficiência máxima. O objectivo, como ponto de partida, é posicionar, na vertical, a rótula do joelho sobre o eixo do pedal, quando os cranques se encontram em posição neutra (na horizontal). Para esta medição, a tua bike tem necessariamente de estar sobre uma superfície horizontal e o betetista deve calçar os seus sapatos de treino e/ou competição.






Um posicionamento recuado 1 a 6 cm atrás da posição neutra proporciona melhor tracção, quando fazes subidas sentado e é adequado para betetistas que optam por cadências de pedalada mais lentas, com maior aplicação de força.






Por oposição, um ajuste avançado 1 a 2 cm em relação à posição neutra é adequado para betetistas com cadência de pedalada elevada. Este ajuste pode também ser recomendado para betetistas que tenham tendência para sofrer de dores lombares


Quanto à inclinação, a ponta do selim deve descair ligeiramente para a baixo, ou seja, formando um ângulo de 1 a 2º. Uma inclinação maior poderá fazer com que escorregues para a frente, obrigando-te a um esforço suplementar de pernas e braços para manter o corpo devidamente posicionado na bike. O contrário normalmente coloca pressão a mais na zona perineal e corta a circulação de sangue. Mas cada selim é diferente, assim como o teu “traseiro”, por isso o melhor é fazeres várias experiências.









Video 15-03-2009

A pedido de várias famílias aqui fica o 1º video da volta semanal.

Como fiz vários...vou pondo uns de cada vez...!


ps_isto anda muito parado...onde anda o pessoal?



Está aqui o video colocado....mas não sei porque motivo não dá...!

No youtube funciona perfeitamente...só que se a qualidade já não era grande coisa...no youtube piorou.

Contudo aqui fica o link: http://www.youtube.com/watch?v=5blgx7xx1nE

Conselhos Úteis para "Maratonas"

Nível de desidratação e consequências


-Menos de 2%: -Perda de capacidade termoreguladora

-De 2 a 4%: - A capacidade/desempenho muscular vai sendo reduzida e há maior possibilidade de sentir cãibras

-De 4 a 6%:- Cãibras, perda de força muscular, diminuição do tempo que o corpo resiste ao esforço

-Mais de 6%: -Cãibras severas, esgotamento, falta de raciocínio, coma, lesões
Quando beber?
Não é só durante o exercício que deves beber água ou bebidas isotónicas. Antes do esforço físico deves ir bebendo água para o teu corpo se hidratar. Não bebas muito de cada vez senão o organismo detecta grandes quantidades e elimina-as rapidamente pela urina. Duas a três horas antes do exercício vai bebendo pequenas quantidades de água. Na meia hora/45 min. que antecedem o exercício não deves beber bebidas energéticas, porque em repouso o corpo reage aos açucares e produz insulina precisamente para baixar os níveis altos de açúcar. O resultado é um abaixamento dos índices de glucose e reflecte-se numa quebra de energia e sensação de falta de força.
E no final, há duas situações: se te acabaram os líquidos e desidrataste mais do que o aceitável, deves beber logo alguma água ou bebida isotónica. Mas como o exercício foi certamente intenso, é preferível optares por uma bebida de recuperação. Estas bebidas, ao contrário das energéticas/isotónicas, já contém proteínas que vão entrar em acção para evitar um catabolismo muscular.
O catabolismo muscular acontece quando um músculo é utilizado de forma intensa e longa e não recebe proteínas para ser correctamente reparado. O organismo humano apenas tem reservas de proteína no músculo. Por isso é uma situação “canibal”: no caso do BTT, os músculos das pernas, para se auto-repararem, retiram proteínas de outros músculos, debilitando a estrutura em vez de a reforçar. É como deitar tudo (ou quase) a perder. Beber uma bebida de recuperação e comer uma barra proteica (e não energética, ou gel), e logo nos minutos seguintes ao fim do exercício, é fundamental. Se demorares mais de 30 a 45 minutos, o teu organismo já terá entrado no tal processo de catabolismo.
A tua cábula para o treino que deves reter:

-Perdemos entre 0,8L a 1,5L de água por hora
-Devemos beber, por isso, cerca de 1L por hora
-No início água é suficiente mas nos treinos mais longos e intensos deves usar bebidas isotónicas
-Calcula o tempo aproximado que demorarás a percorrer a distância e vê o que vais precisar de beber.
-Como é mais fácil atestar o bidão, leva água nele e aproveita a capacidade máxima da tua mochila de hidratação para levares uma bebida isotónica.
-Respeita as instruções de diluição das embalagens de pó. Pó a menos não faz mal, já se for demasiado faz.
-Não bebas só quando sentes sede. Bebe pequenos golos de cada vez (o equivalente a um copo pequeno a cada 10 ou 15 minutos).
-No final, bebe quantidades suficientes de uma bebida de recuperação e come uma barra proteica para evitar o catabolismo muscular

A Volta da " Tomatada".....



A volta da " tomatada" resume-se em poucas palavras, pelo menos para os intervenientes da mesma, muita alegria , espírito de sacrifício e resistência.

Então aqui vamos.......


Guia do dia " Mekanicu " já todos sabíamos mais ou menos para onde ia-mos daí que nem nos demos ao trabalho de lavar as "cabras" para essa volta.

8:30 os do costume eu (posta) , o jakim e o Vasco " king ok the walks" prontinhos para a aventura, os atrasados do costume Vasco " tomat.....", maike , Pedro , rui,João e até o próprio do guia que devia ser o primeiro a chegar mas pronto...nem todos somos perfeitos, rsrsrsrsr

Destino: Valongo , mais propriamente as ditas" pontes", percurso esse muito porreiro com uma dificuldade relativa baixa para quem está mais ou menos preparado e de dificuldade alta para quem anda só nos feriados ....

De salientar deste percurso o facto de fazermos as pontes no sentido contrário ao habitual para sair-mos um pouco da rotina.

Ainda não chegou a esta hora á redacção as fotos deste dia nem o video sim, o video, é que desta vez fomos filmados.....fomos quer dizer alguns foram outros só foram filmados quando esperavam os "mais fatigados"


Em geral correu bem como de costume e esperamos que no próximo domingo com o guia "joão" seja uma volta em grande, porque temos de nos preparar para a maratona de esposende que aí vem.


Aos preguissas ausentes desejo uma bela de uma soneca até ao almoço.....

Uma nota importante é favor para Domingo chegarem cedo para arrancar pelo menos ás 8:30 ......ok???

terça-feira, 10 de março de 2009

National Geographic 2

Vem à tia... Vem...

Estes animais apesar de simpáticos e dóceis, transformam-se em autênticos guerreiros, quando o chamam e não lhe dão qualquer coisita para trincar ...

Então quando é só para coçar a cabecinha... vai aos arames...



Foi notícia, um caso de injúrias a uma senhora, que num jardim público, não partilhou o seu lanche, limitando-se a fazer umas festinhas....
Se por acaso encontrar um Guaximin, e não tiver nada que lhe possa dar para trincar, fuja... fuja e mantenha-se à distância. Se não puder fugir... diga que é do Sporting...

GUAXIMIN EM GRANDE

Ajudei esta Senhora a encontrar o caminho

para casa amigos.

Por essa razão cheguei atrasado.

Agora entendeis a razão do meu peso não?

Abraço para vós amigos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Video Antigo

Ora, aqui fica um video feito há uns dois ou três anos num trilho ali para os lados do muro.

A máquina era o que havia na altura, colocada numa posição não muito ortodoxa.

O de vermelho é o Vasco, o de azul e rosa é o Paulo (ainda no seu velho cavalo de pau) e o de preto é o Josué. Ah...quem se lembra do Josué, só mesmo para os mais antigos. A camara vai montada na minha bike.

Não deu para atingir muita velocidade...só um pouco no final...mas ainda eramos principiantes...Lol!

Aqui fica o link....http://www.youtube.com/watch?v=YkT0RP6O8ag

National Geographic


GUAXIMIN (09.03.2009)
Este animal, por natureza é sedentário, passa grande parte da sua vida a teclar no computador, basta observar os seus dedos longos e a sua silhueta, para perceber que faz pouco exercício.
Além da vida sedentária, a sua dieta não é a melhor para uma vida saudável, pois alimenta-se essencialmente de produtos lácteos (queijo) polisaturados, sumo de uvas pretas e chamuças, um animal mais pequeno da sua cadeia alimentar.


GUAXIMIN (26.04.2009)

Após várias conversas com outros animais, ficou combinado que no dia da maratona Lusogalaico, este se apresente em boa forma e com uma silhueta igual á da fotografia ao lado.
Para isso, conta com a ajuda dos seus amigos, que o vão pôr a fazer muitos kms, a bananas e água. Quanto muito uns tremoços, no fim de cada passeio.
Saudações.

Uma dica para quem fura..Quem será..



Tubeless Económico



Todo o ciclista sofre na pele, o incómodo que é mudar uma câmara de ar furada, a não ser que tenham umas rodas tubeless equipadas com uns pneus tubeless, e preenchidas com líquido vedante no interior, sem dúvida que é a melhor opção, mas também a mais cara, para todos aqueles que querem uma solução mais económica aqui vai um truque simples que pode evitar os tão indesejados furos.

Material necessário:2 pneus, de arame; kevlar; ou tubeless2 câmaras de arcola de contacto



1º passo:Unta-se a parte de dentro do pneu com a cola de contacto, não sejas forreta, utilizabastante cola em cada pneu, e espalha-a bem com a ajuda de uma espátula.A cola vai servir de vedante, acrescentando assim uma camada extra deprotecção contra todo tipo de furos, sem acrescentar praticamentenenhum peso extra à roda, por isso aconselho a utilizares mais demetade de um tubo de cola por cada pneu.

2º passo:Depois de a cola ter secado um pouco, enche a câmara de are coloca-a dentro do pneu, de modo a que esta fique bemencaixada e colada.
3º passo:Por último colocas o pneu na jante, enches a câmara de ar, e jáestá! O resultado é uma jante tubeless do mais económico que sepode arranjar. Se quiseres podes ainda acrescentar líquido selanteno interior da câmara de ar, para que fique ainda mais infalível.

domingo, 8 de março de 2009

Passeio à "Chamuça"

Guia: Kim Diesel
Passeio urbano, aguardado com expectativa, em função dos últimos acontecimentos... "a montanha pariu um rato"... Compareceram os animais do costume, 3 Lobos, 2 Raposas, 1 Guaximin, 3 Lebres e 1 Vasco, o outro Vasco não veio... Preguiças não vieram... e foi sempre a abrir...


Destino traçado de véspera, com percurso milimétricamente delineado em função dos animais, arrancamos em direção à Ribeira, marginal de Gaia, atravessamos freguesias, vilas e cidades, subimos rampas, descemos escadas, exploramos zonas históricas, galinheiros... com o objectivo de felicitar o Sr. Ferreira , o nosso anfitrião, que prepara umas chamuças gostosas, roliças e picantes, só os Lobos e um Guaximin (vai a todas) se atreveram.


Retomado o caminho de volta, com intenção de não subir muito, atravessamos o Rio e acompanhámos a marginal até à Foz, fomos sujar os pneus ao Parque, respirar ar mais puro e descançar a vista...



A população Portuguesa mudou muito nestas últimas décadas, as pessoas estão mais activas, praticam desporto, saem de casa, mostram -se, cultivam o corpo e fazem a com que as subidas custem menos... pelo menos a alguns mais atentos... outros até a andar de bicicleta dormem, já sei, vão perguntar - Onde foi ? não vi nada... !... lol... Previlégios de guia...











Saídos do parque todos sorridentes, subimos a Circunvalação, parámos nos Produtos Estrela à espera de uns mais atrasados, que ficaram a contemplar o "pôr do sol", informamos o caminho para Fátima a uma senhora... queria ir pela auto-estrada a pé...





Reagrupados de novo, subimos a circunvalação, e até casa foi desfrutar do bom tempo, que estava óptimo para a prática do ciclismo.
Convém referir, que "todos "... alguns, foram muito atentos durante o passeio, para o caso de encontrar alguma preguissa tresmalhada.... mas só a de calções brancos....





1ª Maratona BTT Cidade da Trofa




Caros Preguissas que dizem a uma participação nesta prova?


1ª Maratona da cidade da Trofa...Na nossa Terra

quinta-feira, 5 de março de 2009

TRILHO DO GERÊS...















Para aqueles preguissas que não acreditavam na viagem que eu (Guax.) e o Sapidu, fissemos ao gerês, aqui ficam as fotos.




Já agora, aproveito abrir as licitações para a compra da moradia ao lado. (Preço base: €2.000,00).
Caracteristicas: T3 (2 suites c/ vista p/ rio e
banho privativo).
Cozinha (c/ Sistema ventilado)
1 Wc Principal (..directo p/ rio)
1 Sala (pavimento terracota)
1 Sotão c/ vista p/ estrelas.
1 Garagem (..ao rol)
Durante este passeio conseguimos igualmente praticar o desporto favorito dos preguissas,
(arremeço casca de banana...).

Tabela dos Guias " preguissas"

Aqui está a Tabela dos preguissas guias para que os próximos domingos, é favor que : quando o preguissa em questão não poder comparecer no dia, pelo menos tenha a displicência de eleger outro guia para colmatar a sua falha.


Outro alerta é que o preguissa que for escalado não será objecto de critica durante o passeio e terá a liberdade total para " guiar " o grupo por esses vales e colinas.


Por fim, vamos tentar levar isto a sério com sentido de responsabilidade e desportivismo se por alguma razão não der certo voltamos á situação inicial




É favor começar a pensar já em caminhos novos e nunca poderá ser o caminho repetido, nem sequer passar nos mesmos trilhos , nos dois domingos atrás de cada um...


Bons passeios, inté

terça-feira, 3 de março de 2009

Domingo 08-03-2009 - Sugestões

Caros Preguissas...

Como temos agora este ponto de encontro no mundo virtual, podiamos aproveitá-lo para dar sugestões para as voltas de Domingo.

Assim, abre-se este tópico e aguarda-se os comentários dos Preguissas registados (e dos não registados, e dos registados que retiraram o registo) para dar ideias.

Sigam-se então os comentários...

segunda-feira, 2 de março de 2009

LUSOGALAICO BTT 09 - ESPOSENDE

Caros preguissas, abrem amanhá as inscrições para o Lusogalaico 09, maratona em BTT, com
60 ou 90 km. Realiza-se a 26 de Abril (domingo). Este ano os preguissas deviam estar representados com a maioria dos seus elementos, é um evento a não perder... Podíamos ir de comboio...





Uma maratona bem organizada, com percursos bem assinalados, muita gente a assistir, e reforço alimentar com caldo verde, rissois, feveras, rojões, fruta, doces etc. bebidas estão entre o Monte Velho e Fanta, além da água.
Para informações e inscrições visitar http://www.cm-esposende.pt/lusogalaico/

Aguardo com expectativa desenvolvimentos... já estou inscrito.




Once upon a time......

Aqui está uma história interessante de um grupo de amigos que gostam de passar bons momentos juntos e se possível a andar de bike que é o principal....

Certo dia um dos intervenientes do grupo (Maike) lembrou-se e muito bem de falar sobre um possível passeio a guimarães, subir a penha e descer por uma pista de downhill ,a malta mostrou-se interessada e foi decidido a ida no dia 1 de março e que os pormenores iam ser debatidos nos dias antecedentes á partida.

Conversa mais conversa, telefonemas e mais telefonemas, era messenger, era conversa no nosso blog não faltava nada para que não desse certo, tudo nos conformes, assim sim.....empenho e organização.

chega o derradeiro dia e o que acontece???? foi tudo por água abaixo, horas de trabalho e afinco para nada e porquê???

uns.....

outros com medo de descarrilar o kimboio foram de ......




e por fim os mais " bravos" e cheios de força ,foram nas suas belas máquinas....

como não podia ser de outra forma ,deu barracada....os de comboio chegaram á hora previamente marcada , os de carro chegaram um pouco tarde , os das belas máquinas devido a problemas "técnicos" só chegaram cerca de uma hora depois...

A dita volta foi transcrita e bem pelo "maike" foi muito porreira e havemos de a fazer outra vez.

mas desta próxima vez por favor: VAMOS TODOS NO MESMO MEIO DE TRANSPORTE é bem melhor e não dá tantas dores de cabeça....

um abraço a todos os Preguissas e amigos deste blog.....e esperamos todos notícias do nosso redactor Acácio e que ele não leve a peito esta desagradável situação.....inté

domingo, 1 de março de 2009

Guimarães 01-03-2009

Em primeiro lugar alguns esclarecimentos:

Facto 1: Não li a mensagem do Acácio a dizer que estaria na estação entre a 9 e as 9 e um quarto. Se tivesse lido, tinha-lhe dado um toque para dizer que iria ser apertado.

Facto 2: Da primeira vez que falei com o Acácio ao telefone, fiquei com a nítida ideia que ele iria juntamente com o Jakim fazer a subida da Penha (e ideia era encontrarmo-nos lá em cima) já que mesmo na subida fizemos uma parte em monte. Logo, não percebi muito bem porquê que não subiram.

Facto 3: Serve pois este passeio de exemplo, para que da próxima vez andemos todos juntos, ou seja, fazermo-nos transportar da mesma forma, ou caso alguém queira mesmo pedalar, combinar muito bem os horários.

Facto 4: Espero que este pequeno contratempo não tenha afectado minimamente a união do grupo "Us Preguissas".

Esclarecimentos feitos.

O passeio própriamente dito!

Excelente! A subida para a Penha tem que se lhe diga! Julgo que a fizemos pelo lado mais facil, mas ainda assim, são poucas as zonas de alívio para as pernas.

O pessoal: Espectacular....Us Preguissas (Eu, Vasco I, Vasco II, Renato, Paulo, Rui e João) mais 3 Vitorianos e Vimaranenses (Zé Carlos, já meu conhecido e mais dois jovens ciclistas que peço desculpa não saber o nome...pessoas agradáveis e simpáticas)

Depois da chegada ao cimo do monte e da visita á estatua do Papa Pio IX seguiu-se a melhor parte: a descida. Trilhos técnicos, com pouca largura, alguma terra solta mas sem pedras. Quem gosta de acelarar dificilmente encontrará melhor sítio.
Vale a pena o esforço da subida, para depois fazer a descida!

Já cá em baixo, a ideia era ir fazer mais uns trilhos para a zona da ciclóvia que liga Guimarães a Fafe, mas o horário do comboio começava a apertar e pasme-se!?!...o nosso mecanico furou....quem diria...? :)

E que tal voltar a subir o monte de teleférico e voltar a fazer a descida? ... Boa ideia...mas nem pra essa dava tempo!

Ficamo-nos por um passeio mais curto em volta do parque da cidade.

Factos do passeio:

- O Vasco I caíu....por falta de travões...:)
- No cimo do monte não havia vista para Guimarães...só nevoeiro!
- O Renato não remenda muito bem a camaras de ar...!
- A subida para a Penha faz-se bem melhor se se fôr na conversa....:)
- Por fim...já em pleno parque da cidade a curiosidade de um novo desporto...que é...ver o mundo de pernas para o ar...Lol!

Resta deixar os justos agradecimentos ao pessoal de Guimarães, que nos deu a conhecer um belo lugar para a prática do BTT...!

Quanto aos preguissas..até Domingo ás 8:30 no Seixinho!

Guimarães 1

Como a última viagem a Guimarães não correu como o previsto, e o jornalista Murcão não deve estar para aí virado, vou dissertar sobre o passado mais ou menos recente destes "corredores domingueiros".
Já agora fazer 40kms para chegar ao ponto de encontro, e não estar ninguém à espera é obra.

Não sei quem tem razão, mas podiam esperar mais um bocadinho, logo o Murcão que gosta tanto de andar na estrada, teve de fazer mais 45kms para vir embora comigo. Adiante que ainda vai correr muita tinta...

Em tempos idos, em que não era preciso andar de comboio para passear no monte, arrancava-se manhã cedo ainda com o sol escondido, com as pasteleiras de então, mas com alegria e boa disposição.
Os ferros de cromo bilénio debaixo do cu e toca a fazer subidas, agora, é liga de alumínio, é liga de carbono, é encaixe para os pés, é espuma...só falta o mordomo, não admira que queiram mostrar as bikes no comboio......




Antes da saída preparava-se o doping, para não faltar as forças, isto no tempo em que o outro ainda não tinha sido preso.

E isto dava para andar quase a manhã toda, sendo preciso parar somente para comprar uma regueifa ou beber um copito de branco.






Algumas vezes o pessoal entusiasmava-se mais e aí, já eram moelas, rojões, chouriças e papas, sempre regado com o verde da região.












E depois de todas estas situações, como é natural, a cabeça já não funciona muito bem, e alguns já não querem andar mais de bicicleta e tentam arranjar outros meios de transporte... O que nem sempre conseguem e tem de fazer o caminho para casa montados nos ferros.



As consequências dos excessos de alguns corredores está bem visível, um pedal que falha, uma roda que escorrega, ou a visão turva origina acontecimentos destes, por sorte o terreno era macio, se era no alcatrão....